Maio roxo é assunto sério.
Todos os anos, em maio, acontece o MAIO ROXO, destacando a conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), que são doenças crônicas pouco conhecidas.
Por que as doenças inflamatórias intestinais são tão pouco conhecidas?
As DII são doenças complexas e variadas, com sintomas que podem variar significativamente de pessoa para pessoa. Isso pode dificultar o diagnóstico e compreensão da doença, tornando-a menos conhecida do público.
Além disso, os sintomas das DII, que incluem diarreia, dor abdominal, sangramento retal e perda de peso, podem ser embaraçosos ou desconfortáveis de serem discutidos abertamente. Isso pode levar as pessoas afetadas evitarem a falar sobre suas experiências, o que contribui para a falta de conscientização sobre essas condições.
Outro fator importante é a falta de divulgação de campanhas de conscientização. Por esse motivo, a Nunesfarma está dedicando todo o mês de maio para falar sobre esse assunto em todas as plataformas.
Também neste mês, para conscientizar ainda mais a população sobre o Maio Roxo, e fornecer mais conhecimento técnico sobre a doença a todos, realizaremos uma live em nosso instagram e youtube sobre o tema “A jornada do paciente de doença inflamatória intestinal: do ambiente hospitalar ao ambulatorial”. Entre para o grupo e fique por dentro de tudo da live.
Será realizada no dia 29/05/24 às 20 horas.
Quais os tipos de doenças inflamatórias intestinais existentes?
Os principais tipos de Doença Inflamatória Intestinal (DII) são a a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.
Essas doenças afetam diferentes órgãos, mas possuem sintomas semelhantes. Se não tratadas adequadamente, podem comprometer significativamente a qualidade de vida de seus portadores.
Quais são os sintomas das doenças inflamatórias intestinais?
Em geral, os principais sintomas da doença inflamatória intestinal são:
- Cólicas abdominais
- Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
- Movimentos intestinais frequentes, mesmo com a ausência de fezes;
- Náuseas e vômitos;
- Febre;
- Perda de peso;
- Dor de cabeça, em alguns casos;
- Fadiga excessiva.
Tanto na Doença de Crohn quanto na Retocolite Ulcerativa, pessoas com diarreia persistente podem perder peso e se tornar desnutridas.
Qual exame precisamos agendar para diagnosticar a doença?
O diagnóstico da doença inflamatória intestinal é realizado por um gastroenterologista, que avalia os sinais e sintomas do paciente, levando em consideração seus hábitos alimentares, estilo de vida e histórico médico.
Outro exame que pode ser solicitado é o teste da calprotectina, uma proteína liberada pelos neutrófilos que migra para o trato digestivo durante a inflamação.
Você é portador de DII? Ou conhece alguém com esse diagnóstico?
Durante o Maio Roxo, a DII Brasil, em parceria com a Nunesfarma Nesh, está publicando material exclusivo produzido pela nossa equipe de nutrição em seu canal no WhatsApp. Este canal é destinado a pacientes que convivem com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).
O material, aprovado pelo Conselho Científico da DII Brasil, contém informações importantes para quem convive com DII e esclarece dúvidas sobre as diferenças entre as DIIs, restrições alimentares e muito mais.
Clique aqui e consiga um cupom nominal que oferece desconto exclusivo em NESH PENTASURE IBD para o seu paciente com DII.
Um beijo da Nesh.
Referências: https://cemad.com.br/doenca-inflamatoria-intestinal/ https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/distúrbios-digestivos/doenças-intestinais-inflamatórias-dii/considerações-gerais-sobre-doenças-intestinais-inflamatórias-dii