Doença de Crohn: tratamento e qualidade de vida
Cerca de cinco milhões de pessoas no mundo têm doenças inflamatórias intestinais, segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). Nos últimos anos, o Brasil registrou um aumento de 15% nas doenças dessas patologias. Uma das mais comuns é a Doença de Crohn, condição crônica e inflamatória que afeta o trato gastrointestinal, causando sintomas como diarreia, dor abdominal, perda de peso, fadiga e outros problemas relacionados ao trato digestivo.
As causas exatas da Doença de Crohn são desconhecidas, mas acredita-se que fatores genéticos, ambientais e imunológicos estejam envolvidos. Algumas pessoas têm um risco maior de desenvolverem a doença devido a fatores hereditários, enquanto outras podem ser afetadas por fatores ambientais, como dieta, tabagismo e infecções. Geralmente os sintomas são percebidos na faixa etária entre 20 e 40 anos de idade.
Os sintomas da Doença de Crohn podem variar de leves a graves, e podem afetar diferentes partes do trato gastrointestinal, incluindo boca, esôfago, intestino delgado, cólon e ânus. Pode causar estreitamento e obstrução do trato digestivo, o que pode levar a complicações graves, como perfuração intestinal, infecções e sangramentos.
Embora não haja cura para a Doença de Crohn, muitas pessoas são capazes de controlar seus sintomas e levar uma vida normal com o tratamento adequado. O acompanhamento médico especializado e individualizado é importante para proporcionar mais qualidade de vida ao paciente. O tratamento pode incluir medicamentos para reduzir a inflamação, suplementos para melhorar a absorção de nutrientes e cirurgia em casos graves.
O Neshlab, da Nunesfarma, tem uma fórmula para nutrição enteral e oral em pó altamente especializada para pacientes com doença inflamatória intestinal (DII), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, o Nesh Pentasure IBD.
O tratamento com Nesh Pentasure IBD pode ser realizado tanto como fonte exclusiva de alimentação como complemento à dieta regular. Contém TGF- β2, com 16% de proteínas (100% proteína hidrolisada do Soro do Leite), 44% de carboidratos (maltodextrina e frutose) e 40% de lipídeos (63% de TCM). Isenta de lactose, glúten, sacarose e fibras.
O fator de crescimento transformador β2 (TGF-β2) é um polipeptídio multifuncional que está presente no leite humano e bovino, desempenhando um papel crítico no desenvolvimento da tolerância, na prevenção da autoimunidade e nas respostas anti-inflamatórias. O TGF-B2 estimula a diferenciação de células epiteliais intestinais. O aumento da permeabilidade intestinal e a expressão anormal de citocinas pró-inflamatórias, como TNF-α, IL-1 e IFN-γ, são elementos-chave na fisiopatologia da DC².
Já o Triglicerídeo de Cadeia Média (TCM) reduz a esteatorréia e a diarreia, bem como a excreção de eletrólitos fecais em pacientes com área reduzida da mucosa do intestino delgado devido a ressecção ou doença. Esses efeitos são considerados associados à rápida absorção do TCM, que não depende da formação de micelas, hidrólise intraluminal e reesterificação da mucosa.
O cólon humano geralmente não é considerado um local de absorção de gordura, mas vários experimentos indicaram que, devido à sua solubilidade em água, os ácidos graxos de cadeia média são efetivamente absorvidos no cólon. Essas características nutricionais também os tornam fontes de energia adequadas para pacientes com DC, porque múltiplas ulcerações e inflamação da mucosa no intestino delgado diminuem acentuadamente a absorção. Os resultados combinados sugerem que os TCM são potencialmente benéficos no tratamento nutricional de pacientes com DC por dois motivos: absorção mais rápida no intestino delgado e grosso e menor atividade pró-inflamatória.
Esses são alguns dos exemplos das vantagens que o Nesh Pentasure IBD pode oferecer aos pacientes que apresentam DII, auxiliando na melhora da qualidade de vida, retenção de nutrientes, facilidade de digestão, manutenção de massa muscular e peso, e redução da inflamação gastrointestinal.
É importante ressaltar que a terapia nutricional não substitui o tratamento médico convencional das doenças inflamatórias intestinais, mas pode ser uma ferramenta útil no gerenciamento dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida do paciente. A escolha da terapia nutricional deve ser feita em conjunto com um profissional de saúde qualificado, que avaliará as necessidades nutricionais individuais do paciente e adaptará o tratamento de acordo com suas necessidades.
Como usar
Diluir 20g de Nesh Pentasure IBD – duas colheres medidas – em 85ml de água – gerando um volume final de 100ml, fornecendo 100kcal.
Lembrando que determinação do volume ofertado deve ser verificado com seu nutricionista ou médico após avaliação da sua necessidade energética e nutricional.
Onde encontrar
O Nesh Pentasure IBD pode ser encontrado no site da Amazon.
Além desta plataforma online, a equipe da Nunesfarma Nesh está divulgando esta fórmula especializada para Doença Inflamatória Intestinal por todo país para que possamos incluir em protocolos do Sistema Único de Saúde.
O produto Nesh Pentasure IBD já é utilizado por pacientes em diversos municípios e instituições via SUS: Hospital Universitário de Florianópolis/SC, Prefeitura Municipal de Londrina/PR, Prefeitura Municipal de Franca/SP, Prefeitura Municipal de Petrópolis/RJ, Prefeitura Municipal de Taquaritinga/SP, Departamento Regional de Saúde Franca/SP, Departamento Regional de Saúde Marília/SP e Departamento Regional de Saúde Bauru/SP.
Entre em contato conosco para solicitar para sua clínica, consultório ou hospital.